sábado, 27 de setembro de 2008

Mascote das Relações Públicas

O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (www.conferp.org.br), em 22 de agosto de 2003, elegeu o animal que representaria a profissão de Relações Públicas no país: o Golfinho Rotador que, dentre as sete espécies mais conhecidas, é considerado como o mais sociável e comunicativo.

Esse animal vive em bando e apresenta um complexo relacionamento social, se comunicando por meio de dois sistemas: aéreo e oral.

O primeiro é representado por meio de saltos e batidas de corpo na superfície do mar, reproduzindo turbulências na água, que refletem o comportamento do grupo e se relacionam com o ciclo diário desses golfinhos. Por sua vez, a comunicação oral é feita por reprodução de sons, assobios e cliques, semelhante ao código Morse (sistema de comunicação por sinais), já que eles não possuem cordas vocais.

Alguns estudos afirmam que os golfinhos mantêm comunicação auditiva, que os auxiliam para organizá-los socialmente.

Golfinhos e a profissão de Relações Públicas ainda carecem de pesquisas científicas para aprofundar teorias, a fim de descobrir novos caminhos para consolidação no mercado. Ambos estabelecem formas distintas de comunicação com seus públicos de interesse, objetivando o relacionamento e a interação e acreditam na união do grupo, para que os resultados se intensifiquem.

Além disso, esses mamíferos são solidários entre si e também com outras espécies, e muitas vezes arriscam suas vidas para salvar outro animal em perigo. Porém, em situações ameaçadoras, sabem se mostrar ferozes e defender a comunidade e espécie a qual pertencem. Mesmo em meio a atribulações e riscos, os golfinhos seguem alegres e brincalhões, aproveitando as virtudes do dia-a-dia e celebrando a vida.

Por todas essas semelhanças e características, o golfinho rotador foi escolhido para ser mascote das Relações Públicas no Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Conectiva,

Este post foi uma boa escolha a título de curiosidade.

Atenciosamente.

In Loco Comunicação Estratégica – Ombudsman.

Conectiva Comunicação disse...

Muitos não sabem qual nem o porquê do mascote das relações Públicas ser um golfinho rotador.
Concordamos com o ombudsman, pois desperta a curiosidade do leitor.

Agência Conectiva